O País – A verdade como notícia

Morreu o pianista Adérito Gomate, vítima de doença

Morreu o pianista Adérito Francisco Gomate, vítima de doença. O artista, natural da Zambézia, “era um apaixonado cultor do jazz e, por conseguinte, criou uma Big Band, com a colaboração de músicos da banda da Polícia de Moçambique”.

Adérito Gomate morreu a 15 de Janeiro corrente. Foi integrante do conjunto musical Alambique, de que foi co-fundador em 1984, com compositores ecléticos como Hortêncio Langa e Arão Litsure.

Mercê da sua sensibilidade e conhecimento musicais, a sua prestação foi de grande valia na prossecução dos objectivos de inovar e modernizar a música moçambicana dentro e fora do país. Neste contexto, Adérito Gomate marcou presença nas digressões que levaram a banda Alambique ao Zimbabwe, Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia; bem como a Itália, Alemanha, Holanda, Áustria e Suíça.

“Com o Alambique e o Grupo de jazz de Maputo, Adérito Gomate abrilhantou momentos áureos das sessões de jazz” em diferentes restaurantes da capital do país, por exemplo, e conquistou a “admiração e o respeito dos amantes daquele gênero musical”, indica uma nota enviada ao “O País”.

Segundo o documento, Adérito Gomate estudou música no Centro de Estudos Culturais especializando-se em piano e guitarra. Após concluir o curso, ao longo da sua vida profissional, o malogrado trabalhou como pianista em alguns hotéis da cidade de Maputo.

“Simultaneamente dedicava-se ao ensino, lecionando música na Escola Internacional de Maputo e colaborando com o Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE) na produção de manuais de educação musical para o Ensino Básico”.

O conjunto musical Alambique considera que que “a inesperada partida de Adérito Gomate deixa um profundo vazio nos seus colegas e uma enorme instabilidade na carteira de projectos” da banda com vista ao desenvolvimento da música moçambicana.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos