O País – A verdade como notícia

Morreu o guitarrista e fundador da banda Kassav, Jacob Desvarieux

O guitarrista e fundador da banda francesa Kassav, Jacob Desvarieux morreu na sexta-feira, vítima da COVID-19, anunciou a produtora do grupo.

Desvarieux foi hospitalizado no dia 12 de Julho, depois de ter contraído a COVID-19 e colocado em coma induzido, devido a um estado de saúde debilitado, na sequência de um transplante renal, indicou a empresa, citada pelo Notícias ao Minuto.

Devido à situação, a banda cancelou, recentemente, todos os concertos programados.

Em reacção à sua morte, o cantor senegalês Youssou Ndour endereçou uma mensagem do último adeus ao malogrado, tendo sido divulgada na sexta-feira à noite, na rede social Twitter.

“As Índias Ocidentais, África e a música acabam de perder um dos seus maiores embaixadores. Jacob, graças à sua arte, aproximou as Índias Ocidentais e a África. Dakar, onde viveste, chora por ti. Amigo de despedida”.

A banda Kassav lançou o primeiro álbum “Love and Ka dance” em 1979, e atingiu o auge da popularidade, com o “Zouk”, estilo de música que deu origem a êxitos mundiais cantados em crioulo, como “Zouk la sé sèl médikaman nou ni” (1984), ou “Syé bwa” (1987).

Refira-se que Desvarieux nasceu na capital francesa, Paris, em 1955, e morreu com 65 anos de idade.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos