O País – A verdade como notícia

Morreu Cadmiel Muthemba (1945-2021)

O antigo ministro das Obras Públicas e Habitação, deputado e político, Cadmiel Filiane Muthemba, perdeu a vida este sábado na capital moçambicana, vítima de doença.

O ex-governante nasceu a 20 de Julho de 1945, em Chicumbane, província de Gaza. Encontrou a morte numa clínica privada, onde lutava pela vida.

Cadmiel Muthemba desempenhou vários cargos no Governo. Antes de ser ministro das Obras Públicas e Habitação, era titular da pasta das Pescas.

Dez dias depois da tomada de posse do Governo de Transição, a 20 de Setembro de 1974, Cadmiel Muthemba foi enviado a Inhambane como comissário político para a implantação das estruturas da Frelimo, segundo o Boletim sobre o Processo Político em Moçambique.

Mais tarde, foi afecto à Direcção Provincial de Apoio e Controle em Tete. Devido ao seu desempenho viria a ser chefe de departamento.

A sua ascenção nos cargos de chefia e políticos não parou por aí. Muthemba foi presidente do Conselho Executivo da Cidade de Tete, até 1983.
Neste período, desempenhou igualmente funções de primeiro secretário do Comité da Frelimo na Cidade de Tete, acumulando o cargo de primeiro secretário do Comité Provincial de Tete.

Em 1987, Muthemba foi indicado para governador de Tete, até Maio de 1995, refere o documento que citamos.

Mutemba foi secretário do Comité Central da Frelimo entre 1995 e 1997, e já foi deputado por este partido.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos