O País – A verdade como notícia

Morreu antigo presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita (1945-2022)

Foto: DW

Morreu, ontem, o antigo Chefe de Estado do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, que liderou o país da África Ocidental de 2013 a 2020. A informação foi avançada por membros da sua família, que não avancaram a causa da morte.

O último suspiro deu-se por volta das 09 horas locais, informaram familiares de Ibrahim Boubacar Keita, que foi eleito Presidente do Mali em Setembro de 2013 e retirado do poder em Agosto de 2020 após um golpe militar.

O  antigo estadista tinha 76 anos e chegou ao Governo do Mali na sequência de eleições nas quais superou mais de duas dezenas de candidatos 77 por cento dos votos.

Keita assumiu a presidência com o Mali já mergulhado numa grave crise política e de segurança devido a ataques jihadistas em 2012, e enfrentou, também, pesadas sanções por parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

O ex-governante foi reeleito em 2018 contra Soumaïla Cissé, o então líder da oposição, que morreu em Dezembro de 2020 vítima de COVID-19.

A causa da morte de Ibrahim Boubacar Keita não é ainda conhecida, mas no final do mês de Setembro, os médicos do Presidente deposto solicitaram que o mesmo viajasse para os Emirados Árabes Unidos para receber tratamento médico, após um AVC.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos