O País – A verdade como notícia

Moradores de Matlemele constroem posto policial… mas sem agentes

Moradores de Matlemele, na Matola juntaram dinheiro e construíram uma infra-estrutura para funcionar o Posto Policial para contribuir no combate à criminalidade. Entretanto a alegada demora na afetação de agentes está a causar preocupação na comunidade. E a PRM diz estar ainda a avaliar a infra-estrutura para decidir se vai ou não mandar agentes.

Matlemele é um dos bairros em expansão na Autarquia da Matola, província de Maputo. Vivem naquele bairro muitas pessoas, sobretudo jovens que lá construíram e constituíram seus lares. Enquanto o bairro cresce, aumenta também a criminalidade segundo depoimentos dos residentes que esta segunda-feira falaram à reportagem do Jornal ” O País”.

Esperança Canda é uma das jovens que reside no bairro de Matlemele, tem na venda informal a sua renda. Enquanto empurra a carrinha contendo frutas e legumes teme sempre pela sua segurança visto que os criminosos andam à solta. Ela disse em entrevista ao “O País” que enquanto o posto não funcionar a insegurança vai continuar a reinar. “Faço este trabalho, exerço na estrada, ainda posso encontrar pessoas me interceptarem e levarem o pouco que tenho mas com o posto policial as coisas vão ficar bem.”

A infra-estrutura erguida pelos moradores, à beira da estrada circular de Maputo, do lado direito para quem segue no sentido Zimpeto Matola Gare é para servir como posto policial, Já tem água canalizada e energia elétrica.

Não foi revelado o montante evolvido que resultou da angariação dos moradores.

Ricardo Michaque e Luís Uamba são jovens que têm suas residências naquele bairro, contam que os roubos são frequentes incluindo assaltos. ” O roubo já tornou-se normal aqui na zona porque não se rouba mais de noite, mesmo de dia rouba-se. Então nos esperamos que o posto abra porque esta numa zona sem nenhum posto próximo” Disse Ricardo que diz não entender o porque de um ano depois da construção do posto policial não haver a afetação dos homens da lei e ordem.

Luís chegou a esfregara as mãos de alegria quando testemunhou o levantar das paredes. A alegria de ontem transformou-se em tristeza, o que resta segundo Luís e só esperar. “Nós quando vimos a construção ficamos muito felizes, mas até agora ouvi dizer que era para ser aberto no dia 1 Maio mas ate agora ainda esta assim não sei os porquês”.

O Comando Provincial da PRM em Maputo, através do seu Porta-voz, Juarce Martins explicou que decorrem neste momento trabalhos de avaliação e qualificação da referida infraestrutura para se apurar se reúne ou não condições para o funcionamento da polícia. Enquanto isso a comunidade de Matlemele vai contando com a sorte divina para se proteger dos criminosos que fazem vitimas em plena luz do dia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos