O País – A verdade como notícia

MOPHRH prevê inundações urbanas no país

Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos alerta para previsão de inundações Urbanas, incluindo maiores cidades capitais do país na próxima época chuvosa 2020-2021.

Neste âmbito, o sector das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos prevê que cerca de quinhentas mil pessoas que vivem em zonas urbanas correm o risco de serem afectadas pelas inundações.
O alerta foi feito nesta sexta-feira a margem do fórum nacional de antevisão do clima e difusão da previsão climática sazonal como instrumento fundamental para a planificação de gestão de eventos de clima como secas, cheias e ciclones.

O Sector das Obras Públicas, Habitação, alega que feitas as análises, constatou que em quase todo o território nacional há locais considerados críticos e que haverá inundações sobre as comunidades, sobre tudo na região centro do país.

O Sector do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos prevê ainda que a qualquer momento e em função da intensidade da quantidade das chuvas que deverão cair nos próximos meses, as maiores cidades do país também correm o risco de sofrer inundações por apresentarem uma serie de factores como por exemplo a falta de valas de drenagem e assentamentos desordenados.

Entretanto, por conta do alerta, alguns moradores dos bairros urbanos da cidade de Maputo como Ferroviário, Hulene, Mafalala entre outros, mostram-se preocupados e lamentam o facto de ter que ver suas casas alagadas todos anos.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos