O País – A verdade como notícia

Momento das grandes decisões

É chegado o momento de decisões na Engen Maputo Basket em seniores masculinos. Ferroviário de Maputo e A Politécnica iniciam, sexta-feira, às 18h15, no pavilhão do Maxaquene, a disputa da final da Engen Maputo Basket num “play-off” a melhor de cinco jogos.

Com apenas uma derrota na fase regular, por sinal, diante do Costa do Sol e num jogo em que utilizou atletas juniores, o Ferroviário de Maputo é claramente favorito a conquistar o campeonato da cidade de basquetebol em seniores masculinos.

Há, de resto, vários factores que jogam a seu favor: venceu todos os jogos que teve pela frente diante d’ A Politécnica esta temporada. Rotinada aos títulos, a equipa de Milagre “Mila” Macome é bem servida por jogadores experientes e de selecção nacional que, recentemente, disputaram as eliminatórias da zona VI para o Afro CAN.

Tais são os casos dos gémeos Orlando e Ermelindo Novela, Pio “Lingras” Matos, Custódio Muchate, Octávio Magoliço, Manuel Uamusse e David Canivete Jr, Hugo Martins e Milton Caifaz.

À estes, juntam-se Edson Monjane, Francisco “Chiquinho” Macarringue”, Stélio Rodrigues, Baggio Chimonzo e Dércio “Dado” Mula, atletas que por vários motivos não estiveram presentes em Harare, Zimbabwe.
É com esta “armada” que os actuais detentores do troféu têm dominado as provas internas, apresentado–se fortes quer no jogo interior quer no jogo exterior.

Depois de, ano passado, ter caído aos pés do Maxaquene nos quartos-de-final da prova, a A Politécnica fez uma prova a considerar, porquanto deixou para trás nas “meias” um candidato ao título: Costa do Sol.

Com muita juventude irreverente, José Macuácua conseguiu montar uma estrutura e que bateu-se de peito aberto com um reforçado Costa do Sol (ndr: foi buscar Amarildo Matos, Asmilton Ribeiro, Ivan Cossa) e chegar a final do campeonato da cidade dois anos depois.
Saliente-se, nesta equipa, Yuran Biosse, os gémeos Mirlon e Nilton Parruque, Lote Tonela, Virgílio Wachene, Fernando Jinó e Perdigo Matola.

Mesmo depois de perder jogadores experientes nos últimos anos, tais como Jonas Faduco, Asmilton Ribeiro e Francisco Braga (Costa do Sol), Inélcio “Chirinho” Chire e Dércio “Dado” Mula (Ferroviário de Maputo), a A Politécnica não desfaleceu. Pelo contrário: continuou a apostar em atletas jovens e sem “nome” para fazer face os seus adversários.

O jogo um dos play-offs da final da Engen Maputo Basket em seniores masculinos está marcado para sexta-feira, às 18h15, no pavilhão do Maxaquene. Já no domingo, 16 de Junho, temos o jogo 2 para na terça-feira, realizar-se o jogo 3.

A ÚNICA VEZ DOS “UNIVERSITÁRIOS”

A 23 de Abril de 2018, a A Politécnica fez história no pavilhão do Desportivo ao derrotar o Ferroviário de Maputo na final da Taça Maputo, por 75-62. 

 Fez-se história, sublinhe-se, porque naquela noite José Macuácua (“coach” da A Politécnica)  “vingava-se”  de um adversário que em 2017  o derrotara  na final da Engen Maputo Basket, Campeonato da Cidade.
Neste jogo decisivo, o Ferroviário de Maputo liderou no primeiro quarto com um parcial de 22-11.  Já no segundo quarto, etapa do jogo em que a A Politécnica entrou melhor, os “universitários” venceram por 38-28.

O terceiro quarto, intenso, voltou a ser controlado pela A Politécnica que venceu por 54-44. No quarto e último período, o Ferroviário de Maputo fez uma recuperação mas no final perdeu o jogo por 75-62.

Esta competição disputada em duas fases. Na primeira, as equipas jogaram num sistema de todos contra todos, tendo sido classificadas, em ordem decrescente, as quatro melhores, nomeadamente Ferroviário, A Politécnica, Maxaquene e Costa do Sol.

Engen Maputo Basket:
Quadro de jogos
Pavilhão do Maxaquene
Sexta-feira, 14 de Junho de 2019
18h30
Jogo 1
Ferroviário de Maputo vs A Politécnica

Domingo, 16 de Junho de 2019
17h30
Jogo 2
A Politécnica vs Ferroviário de Maputo

Terça-feira, 18 de Junho de 2019
18h15
Jogo 3
Ferroviário de Maputo vs A Politécnica

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos