O País – A verdade como notícia

Moeketsi Majoro substitui Thomas Thabane no cargo de Primeiro-Ministro do Lesoto

Lesoto já tem um novo primeiro-ministro, um dia depois de Thomas Thabane ter renunciado ao cargo por supostamente estar envolvido na morte da sua antiga esposa.

Moeketsi Majoro, antigo ministro de finanças do Lesoto, foi esta quarta-feira empossado como novo primeiro-ministro, em substituição de Thomas Thabane que renunciou ao cargo na terça-feira. Majoro vai ocupar o cargo até as novas eleições marcadas para Junho de 2022. Esta é a terceira vez que Lesoto regista uma transição pacífica do poder, após um longo historial de golpes de estado e detenções.

Thabane deixou o cargo, após uma longa pressão política feita pelos deputados, ONGs e diplomatas sul-africanos por causa do caso de homicídio Lipolelo Thabane, no qual Thabane e sua actual esposa são considerados suspeitos. A antiga esposa de Thabane foi assassinada em Junho de 2017, dois dias depois de Thomas ter assumido o cargo do primeiro-ministro, segundo News 24. O facto de Thabane ter aceitado deixar o poder, não significa que goza da imunidade, assegurou o parlamento de Lesoto.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos