O País – A verdade como notícia

Moçambola 2022 com 12 equipas, cancelada Taça Moçambique

É uma decisão que vai fazer correr muita tinta nos corredores do futebol moçambicano. O Moçambola-2022 terá 12 equipas (contra as actuais 14), em virtude da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) ter decidido que os três últimos classificados da presente edição do campeonato nacional descem de divisão e também pelo cancelamento dos Campeonatos Provinciais.

Neste capítulo, a FMF diz que os “provinciais”, provas que apuram os representantes das três regiões do país à elite do futebol moçambicano, retomam próximo ano.

Assim sendo, e de acordo com um comunicado da FMF, a décima segunda equipa a disputar o campeonato nacional (ndr: com a despromoção de três ficam 11) será encontrada numa liguilha que contará com a participação dos três últimos classificados do Moçambola-2021.

“Tratando-se de uma época atípica por não se poder cumprir a calendarização da época 2021, as descidas e subidas das equipas a integrar o Moçambola serão as que melhor se empenharem no campeonato que está a decorrer na presente época”, lê-se no comunicado da FMF.

A Federação Moçambicana de Futebol optou, ainda, por cancelar a disputa da edição 2021 da Taça Moçambique, segunda maior prova do calendário futebolístico moçambicano.

Uma vez que é preciso haver meritocracia, ou seja, resultados desportivos por detrás da indicação dos representantes moçambicanos nas competições africanas, a FMF diz que o critério de escolha será o seguinte: à Liga dos Campeões vai o vencedor do Moçambola e, à Taça CAF, o segundo classificado.

A Federação Moçambicana de Futebol sustenta esta decisão no cumprimento do decreto 56/2021, de 13 de Agosto, que declara a Situação de Calamidade Pública e o alerta vermelho, e com vigência por mais de 30 dias e que entra em vigor a partir da 0h00 do dia 16 de Agosto de 2021, devido à situação provocada pela pandemia da COVID-19.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos