O País – A verdade como notícia

Moçambique vai vender 70 MW de energia ao Botswana

Os chefes das diplomacias de Moçambique e Botswana assinaram acordos de cooperação, nesta quarta-feira em Maputo, na área de Serviços Aéreos, no sector de Artes e Cultura, e explicaram o sentido da cooperação entre os dois países, a destacar a venda de 70 MW de energia eléctrica ao Botswana imediatamente.

Os acordos acontecem no contexto da visita de Estado, de três dias, do Presidente do Botswana,  Mokgweetsi Masisi  a Moçambique. É a segunda vez que Masisi está no país em seis meses e é a primeira visita de Estado que realiza a um país africano desde que foi indicado Presidente do Botswana em Abril passado.

Os dois países pretendem ainda reactivar o projecto do Porto de Águas Profundas de Techobanine na Província de Maputo e uma Linha Férrea a ligar os dois países. De igual modo, almejam incrementar o comércio, já com produtos identificados.

Por outro lado, Botswana está à espera que Moçambique vá buscar 500 elefantes que ofereceu na última visita de Mokgweetsi Masisi ao país. Daquele universo de animais, o primeiro grupo dos paquidermes deve ser transferido para o Parque de Zinave.

Esta visita foi antecedida por uma delegação de mais de 50 oficiais do Estado tswana que, com a sua contraparte moçambicana, discutiram cooperação nos sectores de agricultura, recursos minerais, infra-estruturas, energia, turismo, comércio, defesa e segurança.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos