O País – A verdade como notícia

Moçambique vai massificar uso de energia solar

O país pretende massificar o uso de energia solar no aquecimento e refrigeração de água para fins domésticos e industrias. A medida será aplicada, sobretudo, em hotéis, fábricas, hospitais e internatos. Para o efeito, serão capacitados 100 técnicos nacionais, nesta fase inicial, que vão implementar o sistema solar térmico para aquecimento e refrigeração de água.

Neste sentido, a Cidade de Maputo acolheu, esta quinta-feira, um workshop sobre roteiro de implementação solar térmico de Moçambique. O evento visou promover as potencialidades da energia solar existentes na região austral, em geral, e no país, em particular, trazendo benefícios para as comunidades. Explicou o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologias, Julião Cumbane.

“É um projecto que visa a demonstração de como é que a energia solar pode ser convertida em energia térmica para aquecimento de água. Este workshop é mesmo para iniciarmos discussões com os diferentes intervenientes no processo de aproveitamento de energia solar, que é para ver se podemos avançar rapidamente para apropriação desta tecnologia, porque vai trazer avanços significativos na melhoria das condições de vida das nossas populações”.

Neste momento, há, segundo Julião Cumbane, três sistemas instalados nas cidades da Matola e Maputo. De igual modo, disse, há interesse em fazer chegar a tecnologia às zonas rurais, onde a energia eléctrica convencional não chega.

“A tecnologia vai fazer com que, mesmo nas regiões em que não há electricidade e combustível lenhoso suficiente, as pessoas possam usar energia solar para o aquecimento de água, sobretudo no tempo frio. Temos três sistemas montados nas Cidades de Maputo e Matola, montados para efeitos de demonstração, mas que já estão a funcionar”
O projecto de sistemas solares térmicos conta com o financiamento da cooperação Austríaca para o Desenvolvimento.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos