O País – A verdade como notícia

Moçambique sobe quatro lugares no “ranking” da FIFA

Foto: O País

A seleccão nacional de futebol subiu quatro lugares no ranking da FIFA, actualizado esta quinta-feira. Os “Mambas” ocupam, agora, a posição 113, com 1166 pontos.

Moçambique é o único país de língua portuguesa, em África, com uma subida no ranking da FIFA, esta quinta-feira. A selecção nacional subiu quatro lugares, passando a ocupar a posição 113.

Pesou para esta nova classificação de Moçambique o quarto lugar alcançado na Taça COSAFA, onde somaram duas vitórias, um empate e três derrotas. Assim, os “Mambas” vêm-se agora quatro lugares acima de onde se encontravam até Maio deste ano, altura em que ocupavam o 117º posto.

A selecção recupera, desta forma, de uma queda de 11 degraus ocorrida em Abril deste ano, altura em que o país sofreu um tombo de 11 lugares, ao sair do 106º lugar, em Março, para 117 posto, em Abril.

Desde 2019 que o nosso país não caía tanto neste “ranking”. Na altura, os Mambas tinham sofrido uma queda de 10 lugares, situação forçada pelas duas derrotas consecutivas frente à Namíbia na fase de qualificação ao CAN-2019.

Dos países africanos, acima de Moçambique está Cabo Verde, no 77.º lugar, que desceu 4 posições; Guiné-Bissau, 109.º classificado e, abaixo está São Tomé que ocupa o lugar 191.

 

PORTUGAL DESCE PARA O OITAVO LUGAR

Portugal, eliminado nos oitavos-de-final do Euro2020 de futebol, caiu para o oitavo lugar no “ranking” da FIFA com uma descida de três posições, numa tabela que continua a ser liderada pela Bélgica.

Os belgas, que eliminaram Portugal no Europeu (1-0), mas perderam nos quartos-de-final, diante de Itália, continuam no topo da classificação, mas agora “perseguidos” pelo Brasil, que “destronou” a França da vice-liderança.

A seleção sul-americana subiu de terceiro para segundo lugar depois de ser finalista derrotada na Copa América, diante da Argentina (1-0), que na classificação da FIFA “aproveitou” a conquista para subir da oitava para a sexta posição.

Entre as selecções europeias, a Itália venceu o Euro2020, batendo na final, no desempate por grandes penalidades, a Inglaterra, que mantém o quarto lugar no “ranking”, pelo que subiu duas posições e é agora quinta classificada.

Em contrapartida, Portugal, bem como França (eliminada nos oitavos-de-final) e Espanha (eliminada nos quartos-de-final), caíram posições, com a equipa das “quinas” em oitavo, a campeã mundial França em terceiro e os espanhóis em sétimo.

Os campeonatos continentais trouxeram mexidas significativas na classificação do futebol mundial, como a Gold Cup, competição da América Central, Norte e Caraíbas, em que o título dos Estados Unidos catapultou a equipa para o top-10.

O Catar, que vai organizar o Mundial e foi selecção convidada na Gold Cup, subiu 16 posições para o 42.º lugar, a maior subida do mês.

Os norte-americanos subiram 10 posições, até ao 10.º lugar, enquanto os mexicanos, finalistas vencidos da prova, passaram da 11.ª para a nona posição.

No “ranking”, destaque também pela negativa para a Polónia, eliminada ainda na fase de grupos do Europeu e que caiu para o 27.º lugar, bem como para a Venezuela, última no seu grupo na Copa América, que passou de 30.ª para 40.ª.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos