O País – A verdade como notícia

Moçambique sexto país mais “barato” da SADC

Com um índice de custo de vida na ordem de 3.3% no arranque do 2º trimestre deste ano (Abril), Moçambique teve a sexta inflação mais baixa a nível dos países-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O Índice de Preços Harmonizado da SADC (HCPI, sigla em inglês) indica que Moçambique foi o sexto país da região mais barato, com um custo de vida de 3.3% em Abril, atrás da Tanzânia (3.2%), Botswana (3.1%), Eswatini (2%), Seychelles (1.9%) e Maurícias (record de 0.1% negativo).

Em contrapartida, a “irmã” Angola e o vizinho Zimbabwe figuraram como os dois países mais caros da região, com o índice de inflação a registar taxas de dois dígitos, ou seja, 16.5% e 71.3%, respectivamente.

A inflação média da SADC situou-se nos 7.9% no início do segundo trimestre (Abril), sendo que a maioria dos estados-membros observaram taxas abaixo desta média regional, excepto Angola e Zimbabwe. Malawi igualou a média.

Na sua série número 92, o HCPI refere que a maioria dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral registaram aumentos na taxa de inflação mensal em Abril de 2019, com a excepção das Maurícias (sem alteração), enquanto o Malawi registou uma desaceleração significativa de 3.9%. O maior aumento foi verificado pelo Zimbabwe (6%).

Em termos de inflação homóloga por produtos, consta que cinco divisões registaram inflação anual inferior à média regional de 7.9% em Abril de 2019. Entre elas estão a comunicação (0.5%), educação (5%), alimentos e bebidas não alcoólicas (6.8%), transporte (7.3%) e divisão de restauração e hotéis (7.4%).

Já em termos mensais, ou seja, entre Março e Abril, todas as divisões registaram aceleração no índice de custo de vida. O maior aumento foi registado nas divisões de transportes (1.7%), seguido por bebidas alcoólicas e tabaco (0.9%).

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos