O País – A verdade como notícia

Mais 302.400 pessoas serão imunizadas nos próximos dias no país

Chegaram hoje a Moçambique 302.400 doses da vacina John e Jonson, no quadro da iniciativa Covax. Na ocasião, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, disse que a meta é atingir a vacinação de 20 por cento da população até finais de Setembro.

Durante o seu discurso, o ministro disse que avalia positivamente a campanha de vacinação.

“Temos um balanço positivo da nossa campanha de vacinação, embora desde o início tenhamos vacinado menos de três por cento da população. Nos próximos dias, queremos acelerar este processo para atingir cerca de 20 por cento da população até finais de Setembro” disse Armindo Tiago, que anunciou para breve a chegada de um milhão de doses.

Para Tiago, “a vacinação vai contribuir para diminuir a pressão sobre o sistema de saúde, diminuir os internamentos e reduzir o número de óbitos que estão a ser verificados”, disse, apelando a “todos que serão abrangidos pela próxima fase de vacinação que anunciaremos amanhã, para que adiram de forma massiva a vacinação que nós vamos providenciar”.

Os imunizantes juntam-se a outros que o país já recebeu no âmbito da colaboração bilateral que tem com outros países e parceiros de cooperação, bem como com empresariado nacional.

“Este é o terceiro lote de um total de 2. 064 000 doses que o nosso país vai receber através dessa iniciativa nos próximos dias. E, são adicionais às anteriores 384.000 que nós recebemos no início deste ano e ainda temos que adicionar as 108.000 doses recebidas no início deste mês”, acrescentou.

Por seu turno, o embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Moçambique, Dennis Walter Hearne, disse que desde o início da pandemia dos EUA já investiram 38 milhões de dólares para fortalecer a resiliência de Moçambique à COVID-19.

Segundo o diplomata, a assistência dada pelo seu país é direcionada para equipamentos, formação, entre muitos outros esforços.

Estas são as primeiras vacinas da Johnson & Johnson que Moçambique recebe. Os imunizantes, diferentemente das outras vacinas, têm a particularidade de serem administrada em dose única.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos