O País – A verdade como notícia

Moçambique quer liderar Grupo da África Austral no Parlamento Pan-africano

Arrancou ontem, em Midrand, na República da África do Sul, a quarta sessão ordinária do Parlamento Pan-Africano, que culminará com a eleição dos órgãos parlamentares. Aires Ali é a aposta de Moçambique para liderar o Grupo da África Austral.

As portas do Parlamento Pan-Africano voltaram a abrir esta terça-feira, para a quarta sessão ordinária, com o objectivo de eleger os órgãos parlamentares, depois de, no ano passado, ter sido cancelado, por falta de entendimento.

Moçambique está representado, a nível mais alto, pela presidente da Assembleia da República, Esperança Bias.

“É nossa expectativa que o trabalho que foi feito ao longo deste tempo possa permitir que, durante esta sessão, tenhamos os órgãos eleitos e que o Parlamento Pan-Africano possa cumprir com aquilo que é a sua missão, ter uma África unida, com uma única voz e que possamos contribuir para a Agenda 2063”, disse Esperança Bias.

Na sessão, Moçambique espera conseguir liderar o Grupo da África Austral no Parlamento Pan-Africano, através da eleição do seu candidato Aires Ali.

Sobre a presidência do órgão, Bias disse que “os Chefes de Estado africanos reafirmaram, mais uma vez, o princípio da rotatividade. O Parlamento Pan-Africano é um órgão da União Africana (UA) e, dentro dela, há o princípio da rotatividade, daí que faz todo o sentido que, nos órgãos da UA, este princípio seja respeitado’’, concluiu.

A IV sessão ordinária do Parlamento Pan-Africano termina no próximo sábado, dia 02 de Julho.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos