O País – A verdade como notícia

Moçambique pretende implementar Sistema de Alarme Mundial Multirrisco

Moçambique pretende implementar o Sistema de Alarme Mundial Multirrisco que vai melhorar a capacidade de previsão de todo tipo de fenómeno extremo da natureza. Até aqui, ainda não se avançou a data para sua implementação e nem o valor que será aplicado.

Depois da tempestade vem a bonança, mas depois dos ciclones Idai e Kenneth que sacudiram o país ficaram rastos de destruição, experiências e um aprendizado.

Podia até se saber da aproximação dos ciclones que se abateram sobre Moçambique, mas não das suas consequências.

É neste sentido que vários africanos estão reunidos em Maputo na sessão dos ciclones tropicais do sudoeste do Oceano Índico e um dos principais pontos de agenda é a busca de estratégia para a melhoria de previsão e mitigação deste fenómeno que assola esta região de África.

O sistema poderá ser implementado em todos os países africanos e para o caso concreto de Moçambique, ainda não há datas e muito menos o dinheiro que vai ser aplicado.  

E os resultados da discussão de adopção do Sistema de Alarme Mundial Multirrisco serão apresentados na reunião da Comissão Africana a decorrer na Etiópia onde se espera que saiam os prováveis financiadores.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos