O País – A verdade como notícia

Moçambique perde anualmente cerca de USD 1.6 bilião devido à desnutrição crónica

Moçambique tem perdas anuais em torno de 1.6 bilião de dólares devido à desnutrição crónica. O valor corresponde a mais de 11 por cento do Produto Interno Bruto do país, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Nos últimos 10 anos, Moçambique deu passos Nos últimos 10 anos, Moçambique deu passos significativos ao reduzir a prevalência da população sujeita a insegurança alimentar de 50% para 24%, contudo, tem vindo a somar perdas avultadas na economia, conforme revela a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.significativos ao reduzir a prevalência da população sujeita a insegurança alimentar de 50% para 24%, contudo, tem vindo a somar perdas avultadas na economia, conforme revela a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Perante este cenário, o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, disse que o Governo está a tomar medidas para inverter o quadro, com maior enfoque para a mulher rural.

O número exacto sobre os moçambicanos a passar fome ainda é desconhecido. Os dados disponíveis remontam de um estudo desactualizado de 2014, que apontava para uma taxa de 24%.

Com a actualização a ser conhecida em breve, a Secretária Executiva Adjunta do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional revelou apenas as províncias mais afectadas pela fome.

Estas intervenções foram feitas, esta segunda-feira, em Maputo, por ocasião do Dia Mundial de Alimentação, Dia Internacional da Mulher Rural e Dia da Bengala Branca.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos