O País – A verdade como notícia

Moçambique pede facilidades de visto de residência para nacionais na RSA

Durante as conversações entre as delegações de Moçambique e África do Sul, este sábado, as autoridades nacionais pediram ao governo sul-africano, para dar uma atenção especial aos moçambicanos, sobretudo em termos de vistos de residência para os cidadãos nacionais que têm na terra do rand, a sua segunda pátria. Lindiwe Sisulu, Chefe da diplomacia de Pretória diz que este é um assunto que será matéria de reflexão.

 “Um dos assuntos que foi levantado e que vamos levar para reflexão tem a ver com a questão de emergência. Fomos solicitados pelo governo moçambicano para garantir que assuntos ligados a vistos e facilitação de acesso à África do Sul por parte de pessoas residentes em Moçambique sejam assegurados”, disse.

O que parece estar com passo acertado é o alargamento do horário de funcionamento da Fronteira de Ressano Garcia, que a partir de Abril, poderá se de forma ininterrupta.

“Fomos ainda solicitados para garantir que até Abril, a fronteira esteja operacional numa base de 24 horas”, referiu Sisulu.

De resto, o Chefe da diplomacia nacional, José Pacheco, diz que todas as outras questões da cooperação bilateral estão num bom caminho.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos