O País – A verdade como notícia

Moçambique passa a testar novas variantes a partir de Agosto

Moçambique vai passar a fazer testes de novas variantes da COVID-19, a partir de Agosto deste ano. A garantia foi dada, na última sexta-feira, por Armindo Tiago, que avançou que neste momento, as testagens estão a ser feitas em laboratórios internacionais.

Numa altura em que, nos últimos tempos, surgem, no mundo, novas variantes da COVID-19, impõe-se, a cada dia, fazer mais do que um teste para saber se se está infectado ou não. É também preciso saber com qual das variantes o paciente está infectado.

“Em Moçambique, estamos a criar condições para fazer essa testagem. Provavelmente, a partir de Agosto. Nós já temos o equipamento, estamos só à espera do processo de formação do pessoal e pela chegada dos consumíveis e reagentes”, revelou o Armindo Tiago, em entrevista exclusiva ao “O País”.

Enquanto isso, não acontece o dirigente avançou que há laboratórios de referência nos quais Moçambique confia para fazer as testagens de novas variantes.

“Neste momento, estamos a mandar as amostras para a África do Sul, mas já abrimos, também, espaço para mandar para outros países como Alemanha”, explicou Tiago, acrescentando que ter amostras em diferentes pontos garante que não haja muita demora na obtenção dos resultados.

“Por exemplo, neste momento, Moçambique tem 300 amostras pendentes na África do Sul, que aguardam pelo processamento de modo a saber se há ou não novas variantes. O envio é feito semanalmente para fora do país.”

Quanto ao controlo da propagação da COVID-19 em Moçambique, o ministro disse que há atenção especial à província de Tete, que se juntou a Maputo província e Cidade no topo das que maior número de infecçoes apresentam diariamente.

“Já estão em Tete equipas de nível central para ajudar a melhorar o sistema de testagem, melhorar a procura pelos contactos e a sua respectiva testagem, mas também garantir, em coordenação com as autoridades locais, que haja campanhas intensas de comunicação na perspectiva de melhorar a aplicação das medidas de prevenção pelos citadinos de Tete”, assegurou.

Neste momento, o país tem estado a registar uma subida acentuada de novas infecções, daí que as medidas de prevenção foram apertadas pelo Presidente da República, na última quinta-feira.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos