O País – A verdade como notícia

Moçambique nos quartos-de-final do Afrobasket 2019

A selecção nacional de basquetebol sénior feminino qualificou-se, esta terça-feira, para os quartos-de-final do Afrobasket 2019 após vencer Cabo Verde, por 60-51, em jogo da segunda jornada do grupo “D”. Moçambique termina a primeira fase em primeiro lugar, enquanto Cabo Verde fica em segundo e vai disputar o acesso aos “quartos”.

Missão, primeiríssima, cumprida. Moçambique está nos quartos-de-final do Afrobasket 2019, prova que decorre em Dakar, Senegal. Para este desiderato, a selecção nacional de basquetebol sénior feminino “desatou o nó” diante de Cabo Verde que, em alguns momentos do jogo, complicou aproximando a diferença para seis/sete pontos.

Tal como no primeiro jogo, o espanhol Julian Martinez voltou a apostar na “rookie” Delma Zita no cinco ideal, para além de Tamara Seda e Leia “Tanucha” Dongue nas tabelas e as extremos Ingvild Mucauro e Anabela Adriano Cossa.

Num primeiro quarto com baixa pontuação, Moçambique liderou com um parcial de 10-3.

Mais equilibrado do jogo, o segundo quarto já trouxe uma formação cabo verdiana com melhor abordagem ofensiva, melhorando a sua pontuação (18 pontos) contra 17 de Moçambique que ainda assim foi ao intervalo a vencer por seis pontos: 27-21.

O terceiro quarto voltou a ser controlado pela selecção nacional que, defensivamente, condicionou bastante os ataques das cabo verdianas que somente contabilizaram oito pontos, menos dez que no segundo. Moçambique teve um registo de 22 pontos, disparando no final desta etapa para 20 pontos de diferença: 49-29.

Em termos individuais, Anabela Cossa foi a melhor cestinha de Moçambique ao contabilizar 10 pontos nos 19:29 minutos em que esteve na quadra, tendo sido secundada por Ingvild Mucauro com nove pontos 28:03 minutos.

Tamara Seda dominou nas tabelas com 14 ressaltos dos quais seis ofensivos e oito defensivos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos