O País – A verdade como notícia

Moçambique no regional de natação com 26 atletas

Fotos: FMN

Moçambique participa na 15ª edição do Campeonato Africano de Natação da Zona IV, prova que vai decorrer de 14 a 18 deste mês de Abril em Lusaka, capital da Zâmbia. Para esta participação, a delegação moçambicana será composta por 26 nadadores, dos quais 13 em masculinos e outros 13 em femininos de todos escalões, nomeadamente infantis, juvenis, juniores e seniores.

Destes atletas, 24 são de clubes da capital do país, nomeadamente Barracudas, Tubarões e Golfinhos e outros dois nadadores do Clube Ferroviário da Beira, cujas idades estão entre os 12 e os 19 anos.

Trata-se dos atletas Mason Cohen, Lázaro Menete (Tubarões) e Keanu Viseu (Barracudas), em infantis; Cleyton Munguambe (Tubarões), Hugo Barradas e Bruno Ferreira (ambos dos Barracudas), em juvenis; Caio Lobo, Kaio Faftine (Barracudas) e Diego Boca (Tubarões), em juniores; e Matthew Lawrence, Kelsey Xavier (Barracudas) e Justino Pale (Golfinhos), no escalão sénior, todos em masculinos.

A equipa feminina é constituída pelas nadadoras Kelly Pereira, Marta Mpfumo (Tubarões) e Zuri Tomé (Barracudas), no escalão inferior; Ana Beatriz Domingues, Devi Wood e Gabriella Correia (todas dos Barracudas), dos juvenis; Filipa Xavier (Tubarões), Sophie Fernandes e Maíra Correia (ambas dos Barracudas), em juniores, e Alícia Mateus (Golfinhos), Domingas Munhemeze e Kyara Langa (ambas dos Tubarões), no escalão superior.

Assim, o Clube Barracudas de Maputo leva 13 atletas, os Tubarões 8 atletas e os Golfinhos 2 atletas. Já o Clube Ferroviário da Beira envia para Lusaka os atletas masculinos Allan Tamele e Leonel Pene, ambos seniores, não levando nenhuma atleta feminina.

Todos os 26 nadadores irão participar em diferentes provas em piscina longa de 50 metros, mas 9 deles também vão participar em provas de águas abertas que terá lugar no último dia de competições, nomeadamente Ana Beatriz Domingues, Sophie Fernandes, Maíra Correia, Filipa Xavier, Alícia Mateus, Domingas Munhemeze, Bruno Ferreira, Hugo Barradas e Justino Pale.

Um dos objectivos desta selecção, no Campeonato Regional de Natação da Zona IV, é alcançar o pódio em todas provas, para que no final das provas esteja num dos primeiros três lugares da classificação geral, segundo deram a conhecer a seleccionadora nacional e o representante da Federação Moçambicana de Natação, que destacaram o facto da selecção nacional ter iniciado os treinos em conjunto há cerca de um mês, fazendo 2 treinos semanais em conjunto e os restantes nos respetivos clubes.

Relativamente à preparação para as provas das águas abertas, os trabalhos de preparação iniciaram no sábado passado.

Falando na ocasião, os representantes dos atletas, Larissa Gil e Justino Pale, garantiram que, como atletas, continuarão empenhados na preparação para estas competições de forma a elevar bem alto a bandeira Moçambicana e para este campeonato específico que se avizinha, da Zona IV, em Lusaka, não medirão esforços para levantar o ranking zonal de Moçambique.

A edição deste ano da CANA Zona IV decorre entre os dias 14 e 18 de Abril de 2022 e será disputada por pouco mais de 280 atletas de 14 países integrantes da Zona IV, nomeadamente Angola, Comores, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, ESwatini, Zimbabwe e Zâmbia.

A última participação de Moçambique num campeonato do CANA ZONA IV, foi no Botswana, em 2020, tendo levado 12 atletas (7 masculinos e 5 femininos) que conquistaram o 3º lugar no quadro geral de medalhas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos