O País – A verdade como notícia

Moçambique no Africano de Natação em seniores e juniores

Fotos: FMN

A selecção nacional de natação disputa, a partir desta segunda-feira, até ao próximo dia 17 deste mês de Outubro, nos Campeonatos Africanos de Águas Abertas em seniores e juniores, em ambos os sexos, em Acra, Gana.

A delegação moçambicana, composta por sete nadadoras e igual número de nadadores, deixou a capital do país na passada sexta-feira com destino a Acra, no Gana, onde vai participar da 14ª edição da competição.

Trata-se de uma delegação de atletas que competem em Moçambique, Portugal e Itália, que vão representar o país depois de quase dois anos sem competições devido à pandemia da COVID-19. Dos 15 nadadores, 13 são residentes no país e outros dois no estrangeiro.

Os nadadores dizem que esta competição vai servir para ganhar experiência e melhorar as suas marcas, para suplantar a falta de competições que tiveram.

Sophie Fernandes e Alícia Mateus assumem que não será fácil, até porque “vamos pela primeira vez depois de muito sem competir” e por isso mesmo “vamos ver se conseguimos recuperar o espírito competitivo e ganhar mais experiências”.

Já Justino Pale assume que melhorar a marca é o grande objectivo. “A minha expectativa é de melhorar o meu tempo nos 100 metros livres e fazer melhor nesta competição”, assume Pale.

Em femininos o país será representado nesta competição pelas nadadoras Alícia Edna Mateus, Yusra da Silva Ribeiro, Filipe Xavier, Sophie Fernandes, Maira Correia, Larissa Gil e Kyara Langa. Ana Filipa Lobo é a treinadora desta selecção.

Já em masculinos, onde o treinador é José Pene, a delegação moçambicana será composta por Matthew Laurence, Justino Pale, Kaio Faftine, Caio Lobo, Valentim da Costa, Mário Cossa, Danilo Marcelino e António Branco.

Assim, a delegação moçambicana inicia as provas mesmo na segunda-feira.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos