O País – A verdade como notícia

Moçambique isento da pré-eliminatória para Afrobasket 2021

A selecção nacional de basquetebol sénior masculino está isenta da pré-eliminatória de acesso ao Afrobasket 2021,  competição  a realizar-se no Ruanda e  que passa a disputar-se de quatro em quatro anos e não com periodicidade bienal como antes acontecia.

Moçambique, por ter participado no Afrobasket 2017, prova organizada conjuntamente pelo Senegal e Tunísia, junta-se a outras quatorze nações que apenas irão disputar a segunda fase, nomeadamente  Angola, Camarões, República Centro-Africana, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Egito, Guiné, Mali, Marrocos, Nigéria, Ruanda, Senegal, Tunísia e Uganda.

Estas selecções serão integradas em cinco grupos de quatro formações cada, sendo que em cada agrupamento as equipas disputarão dois torneios que se vão disputar em três janelas internacionais.

Segundo a FIBA-África, três grupos jogarão de 17 a 25 de Fevereiro de 2020, com os outros dois iniciando sua campanha na próxima janela, de 23 de Novembro a 1 de Dezembro de 2020, em locais ainda por determinar.
Todos os cinco grupos jogarão na fase final de 15 a 23 de Fevereiro de 2021, com as três principais equipas de cada grupo nas duas etapas a qualificarem-se automaticamente para o AfroBasket 2021, competição a decorrer em Kigali, Ruanda.

De acordo com a FIBA­-África, a pré-eliminatória será disputada em  seis países divididos em seis zonas, sendo que os vencedores seguem para a segunda fase.

 

Group A,  Argélia
Zona 1 e 2 : 15 a 16 de Janeiro
Equipas: Argélia, Cape Verde

Group B,  Liberia

Zone 3 : datas ainda por confirmar
Equipas: Gana, Libéria e Níger
Group C,  Guiné-Equatorial
Zona 4 : 14 a 19 de Janeiro
Equipas: Chade, Guiné-Equatorial e Gabão

Group D, Quénia

Zona 5 : 14 a 19 de Janeiro
Equipas: Eritreia, Quénia, Somália, Sudão do Sul e Tanzânia  

Group,  Zimbabwe

Zonas  6  e 7 – Datas ainda por confirmar
Equipas: Comores, África do Sul e  Zimbabwe

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos