O País – A verdade como notícia

Moçambique inicia amanhã participação no Mundial de Vólei de Praia

Fotos: O País

As selecções nacionais de vólei de praia, na categoria de seniores masculinos e femininos, participam, entre esta sexta-feira e o próximo dia 19 de Junho, no Campeonato do Mundo da modalidade, competição a realizar-se em Roma, capital da Itália.

Moçambique far-se-á representar, nesta prova, pelas duplas Ainadino Martinho e Jorge Monjane (masculinos) e Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga (femininos), que serão orientadas pelo técnico brasileiro Alexandre Pontel.

Lutar pela melhor classificação possível é o grande objectivo de Moçambique, que tem dado excelentes indicações no vólei de praia nos últimos anos, em resultado do bom trabalho desenvolvido pela Federação Moçambicana de Voleibol (FMV).

A tarefa de chegar aos lugares de pódio não se afigura nada fácil, porquanto o Campeonato do Mundo de Vólei de Praia será disputado pelas melhores selecções da modalidade.

Mas há que ter em conta o facto de Vanessa Muianga carregar consigo alguma experiência, uma vez que evoluiu no Mundial de 2017, competição realizada em Viena, Áustria.

Dominadores em África, os voleibolistas moçambicanos conquistaram, em Abril último, o II Circuito da Zona 6 de voleibol, realizado no “Pirate Beach Arena”, em Joanesburgo, África do Sul.

Na prova, a dupla masculina Ainadino Martinho/Jorge Monjane derrotou, na final, os compatriotas Osvaldo/José por 2-0, com parciais de 21-18 e 21-17.

O mesmo resultado foi alcançado pela dupla feminina constituída por Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga, que foi mais forte que Ângela Tembe e Natália Intego. Os parciais desta partida foram de 21-16 e 21-18.

Importa referir que Moçambique vai marcar presença no Mundial de vólei de praia pela terceira vez na sua história.

O Campeonato Mundial de Voleibol de Praia  – “FIVB Beach Volleyball World Championships” – é a principal competição de voleibol de praia do mundo, organizado pela Federação Internacional de Voleibol  (FIVB) e é, desde 1997, disputado a cada dois anos.

O Brasil é o país com mais títulos conquistados, com um total de sete em masculinos e cinco em femininos. No entanto, na última edição, a Rússia conquistou a prova com a dupla Viacheslav Krasilnikov/
Oleg Stoyanovskiy a superiorizar-se na final aos alemães Julius Thole
e Clemens Wickler.

Em femininos, o Canadá conquistou a medalha de ouro através da dupla Sarah Pavan/
Melissa Humana-Paredes, que derrotou as americanas Alexandra Klineman/
April Ross.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos