O País – A verdade como notícia

Moçambique faz história e vence Taça Cosafa

Bons rapazes, um orgulho nacional, histórico! A selecção nacional sub-20 venceu esta tarde a Taça Cosafa da categoria, após vencer na final a Namíbia por 1-0, em jogo da final da prova, tornando-se na primeira selecção nacional de futebol a conquistar uma competição dessa dimesão.

O único golo da partida foi apontado num lance de bola parada por Dércio Augusto no minuto 30.

Sendo assim, Moçambique terminou o torneio sem sofrer qualquer golo, tendo marcado 4.

No final do jogo, o moçambicano Cardoso Novela, foi eleito o melhor jogador em campo.

Com apenas 16 anos, o moçambicano Kimiss Zavala foi considerado o melhor guarda-redes da prova.

Lembre-se que os “Mambinhas” já tinham feito história ao se qualificarem, pela primeira vez, para o Campeonato Africano das Nações (CAN) da categoria, ao bater a Zâmbia nas meias-finais na lotaria de grandes penalidades.

RESUMO DOS JOGOS ATÉ A FINAL

Com uma equipa cuja base Dário Monteiro foi buscar à Associação Black Bulls, Moçambique entrou para o Torneio da Cosafa com o pé-direito, tendo vencido na jornada inaugural, o Lesotho por uma bola sem resposta, golo marcado por Simon Cipriano.

No segundo jogo, os “mambinhas” foram mais fortes tendo vencido o Zimbabwe por duas bolas a zero, golos apontados por Simon Cipriano e Gabi Pinho.

Já no jogo da terceira jornada, a selecção nacional conseguiu um empate sem golos, diante da África do Sul, o que lhe garantiu passaporte para as meias-finais, na qualidade de primeiro classificado do grupo A com 7 pontos.

Já nas meias-finais, Moçambique teve pela frente a Zâmbia. Mesmo diante das dificuldades impostas pela equipa de arbitragem que expulsou um jogador moçambicano e o treinador Dário Monteiro, os mambinhas souberam defender a bandeira.

Os jogadores moçambicanos empurraram a partida até a marca das grandes penalidades, onde Kimiss Zavala brilhou e Délcio Augusto sentenciou, garantindo a qualificação histórica do país para o CAN da categoria e para a final da Cosafa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos