O País – A verdade como notícia

Moçambique exportou mais do dobro de produtos agrícolas em 2019

O Instituto Nacional de Estatística (INE) indica que Moçambique exportou mais do dobro de produtos agrícolas no ano passado, ao atingir cerca de 427.6 milhões de dólares norte-americanos.

O volume das exportações moçambicanas foi no valor total de 4.668.9 milhões de dólares em 2019, equivalentes a uma queda de 6.9% face aos cerca de cinco biliões de dólares registados em 2018.

Em termos de vendas por produto, as exportações agrícolas situaram-se nos 427.6 milhões de dólares, mais do dobro que em 2018 (cerca de 203.4 milhões de dólares norte-americanos), indica o Instituto Nacional de Estatística.

Entretanto, os recursos minerais são cada vez mais representativos. O carvão mineral fechou o ano de 2019 com um peso de 1.9 mil milhões de dólares, correspondentes a 41.8% do total das exportações moçambicanas.

Em segunda posição, de acordo ainda com a síntese do INE, figura o grupo de metais comuns, onde está inserido o alumínio, com 1.1 mil milhão de dólares, correspondente a 24.5%.

Dentro do mercado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a vizinha África do Sul figura como o maior parceiro comercial de Moçambique, ao absorver aproximadamente 90% dos 2.3 biliões de dólares de bens vendidos a chamada “Pérola do Índico”.

Dos 14 países da região, mais de metade registaram variação positiva, com destaque para Seychelles, Lesotho, Botswana e Zimbabwe, todos com mais do dobro do ano anterior. Sublinha-se, a República Democrática de Congo que voltou a vender produtos a Moçambique em 2019, depois de não registar trocas comerciais nos três anos anteriores.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos