O País – A verdade como notícia

Moçambique estreia-se esta quinta-feira no Mundial de futebol de praia

A selecção nacional de futebol de praia defronta, esta quinta-feira, às 19h00 locais (18h00 de Moçambique) a Espanha em jogo da primeira jornada do grupo “B” do Campeonato do Mundo de futebol de Praia, prova a decorrer de 19 a 29 de Agosto próximo, na Rússia.

É a estreia absoluta de Moçambique na fina-flor do futebol de praia, depois de um prestigioso segundo lugar alcançado no Campeonato Africano de Dakar, Senegal, competição na qual espalhou o seu perfume com notáveis exibições.

O primeiro jogo de Moçambique (a ser transmitido no SS Máximo 360 da DStv e SS Football da GOtv) será diante da sua congénere da Espanha, com ambas selecções integradas no Grupo B, juntamente com os Emirados Árabes Unidos e o Taiti.

À estreia segue-se a um duelo de controlo diante do Uruguai, segunda-feira, no qual Moçambique venceu por 2-0.

Antes de rumar ao Complexo Olímpico Luzhniki, palco do Mundial, a selecção nacional de futebol de praia cumpriu um estágio pré-competitivo no Centro de Alto Rendimento de Nazaré, Portugal, onde efectuou quatro jogos de controlo.

“O balanço é positivo, olhando para aquilo que é a nossa trajectória. Primeiro chegamos a Portugal sem um jogo de rodagem sequer, íamos efectivamente avaliar o nosso potencial. Um dia depois da nossa chegada a Portugal fizemos o jogo com a selecção de Portugal, no qual perdemos por 8-3 e a partir daí começamos a trabalhar nos aspectos que mais nos preocupam e que foram notórios no próprio jogo”, frisou o seleccionador nacional de futebol de praia.

Os jogos de controlo permitiram ao combinado nacional ganhar ritmo competitivo para a atacar o Mundial sem sobressaltos. “No cômputo geral estou satisfeito porque a equipa melhorou bastante, os índices de confiança, os índices emocionais, a capacidade técnica, táctica, incluindo a componente física. Estamos todos felizes e acredito que no jogo inicial diante da Espanha entraremos em boas condições”, disse Abineiro Ussaca.

O talento dos jogadores moçambicanos será a grande arma a apresentar pela equipa da Pérola do Índico que conta com Nelson Manuel apresenta-se no Mundial como o Melhor Jogador do Campeonato Africano das Nações em futebol de praia, edição 2021, prova que decorreu em Dakar, capital senegalesa, na qual o atleta moçambicano também conquistou o título de melhor marcador, com um total de 10 golos, por isso será um dos jogadores que será alvo de muita atenção pelos adversários.

“Mais uma vez agradecemos os ensinamentos dos técnicos da casa assim como de Portugal, o aprendizado sobre uma nova forma de jogar futebol de praia, novos métodos de encarar o jogo. Para nós isso é um ganho, crescemos, melhoramos alguns aspectos tácticos, técnicos para aquilo que são as essências do futebol de praia e tudo se verá no mundial”, referiu Nelson Manuel sobre a preparação para estreia em Moscovo.

Por sua vez, Agnelo Laice, Director-geral da MultiChoice, acrescentou “Não podíamos estar mais satisfeitos com esta inestimável oportunidade de vermos a nossa selecção brilhar no Mundial de Futebol de Praia, proporcionando aos nossos telespectadores uma experiência única de transmissão dos jogos em primeira mão, com comentários totalmente em Português, fazendo-os viver todas as emoções deste grande campeonato.”

Para além do jogo entre Moçambique vs Espanha às 18h00, o jogo inaugural será entre os Emirados Árabes Unidos vs Taiti às 14h00, seguido do jogo Paraguai vs Japão às 15h30 Horas, encerrando o primeiro dia com embate entre a Rússia vs Estados Unidos da América, pelas 19h30.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos