O País – A verdade como notícia

Moçambique eleito para o Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo por quatro anos

Foto: O País

Moçambique está entre os cinco países eleitos ao Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), para o período 2021-2025. O anúncio da integração de Moçambique foi feito durante a 64ª Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo para África CAF/UNWTO e 2ª Edição do Turismo Global da OMT – Fórum de Investimento em África, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, que decorreu entre os dias 2 e 4 de Setembro de 2021.

Para além da eleição, o encontro tinha como objectivo discutir o desenvolvimento do turismo na região de África, as prioridades da OMT e as linhas de trabalho.

De acordo com o comunicado do Ministério da Cultura e Turismo, Moçambique foi escolhido por um total de sete candidatos. Assim, os outros Estados-Membros eleitos que irão representar África, junto ao Conselho Executivo da OMT para o período 2021-2025, são África do Sul, Cabo Verde, Marrocos e Zâmbia. Ficaram de fora Nigéria e Ghana.

Com esta eleição, espera-se poder contribuir para a recuperação de África no período pós-COVID-19, empoderando as comunidades rurais para tornar o turismo um verdadeiro instrumento de geração de riqueza.

“Numa altura em que vivemos uma das piores crises do turismo mundial, esta é uma das grandes vitórias que alcançamos e que vai, sobremaneira, ajudar a alavancar o nosso turismo. É, também, uma resposta a nível do continente e reconhecimento da agenda de Moçambique para o desenvolvimento do turismo africano”, disse Edelvina Materrula, que esteve na reunião.

A 64ª Reunião da CAF, que terminou este sábado (4), juntou ministros do turismo africanos, representantes do secretariado da OMT, incluindo o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, e parceiros do sector. A sessão foi aberta pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos