O País – A verdade como notícia

Moçambique e Zimbabwe querem reactivar comissão mista este ano

A Comissão Mista entre Moçambique e Zimbabwe será reactivada ainda este ano, anunciou este sábado o Presidente da República, após a reunião que manteve com o Presidente zimbabweano. Esta Comissão deixou de reunir em 2013.

São os primeiros sinais do retomar dos diálogos que pararam há quase oito anos, mesmo existindo temas de interesse. O terrorismo está no topo da agenda, mas não é o único problema comum entre os Estados.

“A cooperação tem de ser alimentada com ideias e pensamentos. Nós não podemos resolver um problema, segundo, terceiro…temos que fazer tudo ao mesmo tempo. Temos o terrorismo, mas o desenvolvimento não pode parar”, defendeu o Presidente da República, Filipe Nyusi.

O Presidente Zimbabweano, Emmerson Mnangagwa tem o mesmo pensamento e espera que a reactivação dos debates “seja o mais breve possível”.

A Comissão Mista que se deseja, que volte a manter encontros ainda este ano, tem, igualmente, a partilha dos rios e a exploração de recursos como outro problema a resolver.

“No Zimbabwe a água é bonita, mas chega à Moçambique avermelhada por causa do Garimpo. Esse assunto, também, vai ser discutido pela Comissão Mista assim como temas ligados à: segurança, criminalidade, fronteira, caça furtiva…”, disse Nyusi.

A visita do Chefe do Estado ao Zimbabwe enquadra-se, também, no âmbito das consultas regulares na qualidade de Presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos