O País – A verdade como notícia

Moçambique e União Europeia buscam oportunidades de negócios em Manica

A cidade de Chimoio acolhe desde hoje, a vigésima sétima sessão de diálogo político entre Moçambique e União Europeia, evento que decorre sob o lema “Moçambique e União Europeia: por um diálogo político no contexto dos novos desafios e oportunidades de negócio”.

No encontro que termina amanhã, as delegações além de trocar impressões sobre a situação política bilateral deverão buscar oportunidades de negócios, segundo avançou o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco.

“Vai ter uma espécie de pequeno fórum de negócios a nível da província, onde os empresários podem ter informações sobre as oportunidades de linhas de financiamento que existem e cada um poder decidir se pode ou não se candidatar para estas linhas de financiamento”, referiu Pacheco.

Aliás, a União Europeia, através do embaixador António Sanches disse que, Manica além de estar localizada no corredor da Beira, o que facilita o escoamento dos produtos para o interland, tem um potencial agrícola bastante atraente.

 “A província está recheada de recursos naturais, sobretudo a agricultura, tem uma agricultura mais atraente e diversificada, embora hajam desafios que passam por uma agricultura com mais-valia, onde se aumenta a qualidade dos produtos e produtividade bem como a capacidade de exportação para o mercado Europeu”, disse António Sanches.

Sanches reconheceu, por outro lado, que o mercado europeu é bastante exigente, mas diz que as facilidades que o mesmo oferece devem ser aproveitadas, destacando o acordo de parceria que permite exportar os produtos moçambicanos livre de quotas e direitos alfandegários.

Esta sexta-feira os empresários que integram a delegação farão uma visita a algumas regiões da província para se inteirar de perto das potencialidades que Manica tem para possíveis investimentos.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos