O País – A verdade como notícia

Moçambique e Tanzânia debatem sobre terrorismo, paz e segurança

Foto: GPR

A Presidente da República da Tanzânia, Suluhu Hassan, está de visita a Moçambique a convite do Chefe de Estado, Filipe Nyusi. Paz, segurança e combate ao terrorismo foram o pano de fundo da conversa entre os dois dirigentes africanos.

Filipe Nyusi destacou a relação bilateral entre os dois países, que remonta desde o período anterior à independência de Moçambique, bem como a disposição imediata da Tanzânia em disponibilizar o seu contingente para combater o terrorismo em Cabo Delgado.

“Nós somos dois países irmãos e vizinhos e Tanzânia faz parte da SAMIM. Temos algo que nos une neste momento, que são os interesses comuns entre os dois países. O terrorista atravessa as nossas fronteiras, está aqui ou lá, então nós, mais do que ninguém, temos mais interesse em debater este assunto com mais dedicação”, disse Filipe Nyusi.

Ainda na sua intervenção, o Presidente da República disse que as forças tanzanianas junto às moçambicanas vão analisar, nos próximos dias, o aprimoramento das estratégias de combate ao terrorismo.

Por seu turno, a Presidente da República da Tanzânia, Suluhu Hassan, disse que, por ser nova na presidência do seu país e na região, veio a Moçambique para saudar o Chefe do Estado moçambicano, bem como conhecer os problemas enfrentados no desenvolvimento da paz e segurança e como ambos podem trabalhar.

“Viemos a Moçambique para reafirmar o nosso comprometimento, vamos trabalhar juntos, temos relações históricas. A Tanzânia está aqui para trabalhar com Moçambique no desenvolvimento da paz e segurança nos dois países”, reafirmou Suluhu Hassan.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos