O País – A verdade como notícia

Moçambique e Portugal reforçam cooperação na defesa marítima

Dez barcos vão reforçar a frota do Comando da Marinha de Guerra de Moçambique. As embarcações foram oferecidas esta segunda-feira, pelo Ministério da Defesa de Portugal, num acto considerado como reforço das relações entre os dois países.

Para a efectivação do que os dois Estados consideram como a continuidade da cooperação bilateral, o ministro da Defesa de Moçambique, Atanásio Mtumuke, recebeu o seu homólogo, português, Azeredo Lopes, que está em Moçambique, em missão de trabalho, onde ambos assinaram o termo de entrega dos meios marítimos que vão ajudar no patrulhamento e seguranças das águas nacionais.

Para o ministro moçambicano, a entrega das embarcações consolida a cooperação bilateral entre os dois povos e comprometeu-se a fazer bom uso das mesmas.

“Expressamos o nosso profundo agradecimento pelo apoio técnico prestado aos pilares de defesa e de formação, que consolidam a nossa cooperação bilateral e materializa o cumprimento do Plano Quinquenal do Governo”, começou por dizer na sua intervenção, Atanásio Mtumeke, Ministro da Defesa de Moçambique, para de seguida afirmar que “apos a recepção de 8 barcos e equipamentos adicionais em 2012, testemunhamos hoje (segunda-feira) a entrega de 10 embarcações

Por seu turno, o ministro português considera que o gesto significa um contributo para a defesa das águas moçambicanas.

Ainda esta segunda-feira, os dois governantes assinaram um acordo do “Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa”, que irá vigorar até 2021. A visita de Azeredo Lopes termina na próxima sexta-feira.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos