O País – A verdade como notícia

Moçambique e Eswatini decidem vencedor do “Triangular”

A selecção nacional de futebol, Mambas, recebe, hoje, às 15h00, no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), a sua similar de Eswatini, em jogo de encerramento do torneio “Triangular” envolvendo ainda o Lesotho.

É um jogo que vai decidir o vencedor desta competição, até porque os Mambas golearam na estreia o Lesotho por 5-0, numa partida dominada pelo conjunto orientado por Horácio Gonçalves.

Eswatini arrancou, este sábado, uma vitória à tangente (1-0) diante do Lesotho e, hoje, vai procurar vencer para conquistar esta competição.

A jogar com a selecção olímpica, Horácio Gonçalves procura, nesta prova, conferir alguma rodagem aos atletas dos Mambas tendo em vista o Torneio da Cosafa, competição agendada para Julho próximo na África do Sul.

Aliás, o técnico pretende, igualmente, testar novas opções na selecção nacional no quadro de renovação gradual da mesma.

O seleccionador nacional de futebol não deverá fazer muitas alterações em relação ao onze que bateu, com categoria, o Lesotho na estreia do “triangular”.

Estes atletas deverão estar na base de dados de identificação de opções para o futuro, a começar pelas eliminatórias para o Campeonato do Mundo de Qatar, em Setembro.

Lembre-se que os Mambas estão inseridos no grupo “D”, juntamente com as suas similares da Costa do Marfim, Camarões e Malawi.

Os Mambas iniciam a sua caminhada no grupo D a 1 de Setembro diante da  Costa do Marfim, no Estádio Nacional do Zimpeto. Os Camarões, por sua vez, recebem o Malawi.

Depois, na segunda jornada, a selecção nacional de futebol desloca-se a 5 de Setembro ao Malawi, fechando a primeira volta desta fase de qualificação em casa a 6 de Outubro no reduto dos Camarões.

A 11 de Novembro, os Mambas jogam no terreno da Costa do Marfim. Três dias depois, ou seja, 14 de Novembro, o combinado nacional mede forças com o Malawi.

O  primeiro classificado de cada um dos dez grupos da primeira etapa de apuramento  qualifica-se para o “play-off” a ser jogado em duas mãos.
Os cinco vencedores do “play-off irão representar o continente africano no Mundial Qatar 2022.

FMF coopera com congenére portuguesa

É o reforço de uma parceria que se espera que venha contribuir para o desenvolvimento do futebol moçambicano.

No quadro da visita que o Secretário de Estado de Desporto, Gilberto Mendes, e o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, efectuam a Portugal, há uma série de contactos com a Federação Portuguesa de Futebol para o reforço de cooperação entre as duas agremiações em vários domínios.

É neste sentido que, semana passada, as federações moçambicana de futebol e portuguesa reuniram, em Lisboa, para reforçarem a sua actuação ao nível da formação e domínio técnico.

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) pretende que a sua congénere portuguesa (FPF) seja um parceiro no domínio da organização, planeamento e resultados desportivos.

Este encontro contou com a participação de Feizal Sidat, presidente da Federação Moçambicana de Futebol,  Sidónio Chavisse, Inspector-Geral do Desporto da Secretaria de Estado do Desporto de Moçambique, Amélia Chavana, Directora do Fundo de Promoção Desportiva  (FPD), José Couceiro e Pedro Dias, ambos directores da FPF, e André Seabra, Director da Portugal Football School, estes três últimos em Federação Portuguesa de Futebol.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos