O País – A verdade como notícia

Moçambique e China avaliam relações de cooperação

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, reuniu-se em Dakar, capital do Senegal, com o Conselheiro de Estado e Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, com quem avaliou o estado das relações de cooperação entre a República de Moçambique e a República Popular da China.

Ocorrido ontem, à margem da oitava reunião ministerial do Fórum de Cooperação China-África, o encontro passou em revista as relações históricas de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois países há várias décadas.

Na ocasião, Macamo sublinhou os laços de amizade e confiança entre o Presidente Filipe Nyusi e o Presidente chinês Xi Jin Ping, e agradeceu o apoio multiforme da China à Moçambique, particularmenmte no combate, prevenção e tratamento da COVID-19, na luta contra o terrorismo e na assistência aos deslocados vítimas dos ataques terroristas.

A governante destacou ainda a importância da China no desenvolvimento socioeconómico de Moçambique, nas áreas de agricultura, infraestruturas, saúde, educação e investimento empresarial, bem como felicitou o Partido Comunista da China pela celebração do centésimo aniversário da sua fundação, augurando, neste contexto,  o fortalecimento de laços partidários de amizade e irmandade.

Por seu lado, o Ministro Wang Yi descreveu Moçambique como um parceiro  importante da China em África, com o qual tem aprofundado as relações de amizade e cooperação, em vários domínios, com destaque no comércio, agricultura, infraestruturas, energia e saúde.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos