O País – A verdade como notícia

Moçambique desce três lugares no ranking da FIFA

O empate a uma bola na recepção da sua congénere do Quénia a 04 de Setembro passado, em jogo particular de carácter amigável, terá contribuído para a perda de três pontos aos Mambas no ranking da FIFA, divulgado esta segunda-feira. A selecção nacional passou da 108.ª posição para a 111.ª, agora com 299 pontos.

A 111.ª posição dos Mambas neste mês de Outubro é, de resto, a sua pior posição este ano de 2017, tendo sido ultrapassado no ranking pelo Saint Kitts e Nevis, Nicarágua e Oman que passam a ocupar os lugares imediatamente acima dos Mambas.

Ademais, a FIFA não contabilizou nas contas deste mês o jogo disputado na última semana, onde os Mambas venceram Cabo Verde, por uma bola sem resposta, realizado em Portugal.

Recorde-se que a melhor posição de Moçambique este ano verificou-se em Julho passado, quando chegou a 97.ª posição.

A actualização divulgada esta segunda-feira mantém os primeiros seis lugares intactos, ainda liderados pela Alemanha, campeã do mundo e vencedor da Taça das Confederações deste ano, com 1 631 pontos, seguido do Brasil, vencedor dos Jogos Olímpicos de 2016 e da fase de qualificação ao mundial de 2018, pela América Latina, com 1 619 pontos. Portugal, campeão europeu, segue na terceira posição, agora, com 1 446 pontos, enquanto Argentina está na quarta posição, com menos um pontos que Portugal. Bélgica, a primeira selecção a garantir um lugar no mundial da Rússia, segue na quinta posição com 1 333 pontos.

No que diz respeito aos países africanos, Tunísia, Egipto e Senegal continuam os mais cotados, estando na 28.ª, 30.ª e 32.ª posições respectivamente.

Nigéria, uma das selecções africanas, também, qualificadas ao mundial da Rússia, próximo ano, subiu três lugares, agora ocupando a 41.ª posição, com 721 pontos.

Cabo Verde, selecção que perdeu com Moçambique na última semana, é a melhor entre as selecções dos PALOP, ocupando a 64.ª posição, com 568 pontos. Guiné-Bissau, que está no grupo de Moçambique de qualificação ao CAN-2019, está na 88.ª posição, depois de subir seis degraus, passando a contar com 403 pontos. Mas ainda assim está abaixo da Zâmbia, outra selecção do mesmo grupo dos Mambas, que ocupa a 77.ª posição, com 450 pontos. Namíbia, para completar o grupo de qualificação ao CAN-2019, está mais abaixo (posição 129 com 233 pontos).

A próxima actualização da FIFA será em Novembro deste ano.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos