O País – A verdade como notícia

Diplomatas chamados a fortalecer a diplomacia económica

Foto: MINEC

Encerrou ontem o X Conselho coordenador do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Na ocasião, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, destacou os desafios da diplomacia moçambicana, tendo constatado a necessidade de maximização dos ganhos provenientes da exploração dos recursos energéticos, a atracção de investimentos, o combate ao terrorismo e a promoção do desenvolvimento nacional.

“Somos chamados a apostar na diplomacia económica com vista a imprimirmos uma nova dinâmica na mobilização de recursos e investimentos, especialmente para os sectores de educação, saúde, agricultura, energia, infra-estruturas, turismo, obras públicas, habitação e recursos hídricos. Somos chamados a dar atenção especial à mobilização de apoios, com vista à mitigação dos efeitos do terrorismo no norte de Cabo Delgado, particularmente no que tange à estabilização da situação de segurança e à reposição da autoridade do Estado, do regresso de deslocados às suas origens, na normalização da vida das populações e da dinamização da economia local a todos os níveis”, reiterou Macamo.

A ministra também destacou que os debates sobre o ontem e hoje da visão da diplomacia moçambicana foram intensos.

 “Saímos mais fortalecidos e enriquecidos deste verdadeiro exercício de reflexão, partilha de experiências e aprendizagem, prontos para os desafios que se nos apresentam no domínio da política externa e de cooperação internacional, face aos efeitos da pandemia da COVID-19, mudanças climáticas, terrorismo, agora exacerbado pelo conflito militar na Ucrânia”, disse.

No evento que teve a duração de três dias, os diplomatas também foram chamados a dar atenção especial aos moçambicanos na diáspora, aos requerentes de asilo e a pautarem por uma melhor gestão dos recursos disponíveis.

O décimo Conselho Coordenador do MINEC decorreu sob o lema: “Por uma Diplomacia de Paz, Investimento e Desenvolvimento – Novos Desafios e Novas Abordagens”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos