O País – A verdade como notícia

Moçambique continua sendo um dos principais parceiros de desenvolvimento da União Europeia

A União Europeia irá continuar a cooperar com Moçambique em questões ligadas à paz. A garantia foi dada esta segunda-feira, pelo Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonio Sanchez-Benedito Gaspar, na celebração do Dia da Europa.

 

Na ocasião em que se comemora o Dia da Europa, António Sanchez-Benedito Gaspar afirmou que Moçambique continua sendo um dos principais parceiros de desenvolvimento da União Europeia. Segundo o Embaixador da União Europeia em Moçambique, a instituição que representa continuará a apoiar a paz no país, quer através da implementação do Acordo de Maputo, assinado em Agosto de 2019, quer através de uma resposta integrada à insurgência em Cabo Delgado.

 Num encontro em que estiveram vários políticos e diplomatas de vários países, na Fortaleza de Maputo, para celebrar o Dia da Europa, o Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sanchez-Benedito Gaspar,  não só se referiu ao compromisso com a paz, bem como a importância do país no contexto internacional. “Moçambique é chamado a ocupar um lugar cada vez mais importante no contexto africano e internacional. Moçambique pode desempenhar um papel fundamental numa aliança África – Europa forte, ao serviço dos cidadãos de ambos os continentes”.

Ao dirigir-se aos convidados, António Sanchez-Benedito Gaspar lembrou que a paz é a principal razão de ser da União Europeia. Também por isso, os países membros continuarão a acolher os ucranianos vítimas da guerra com a Rússia.

A representar o Governo, na celebração do Dia da Europa, na Fortaleza de Maputo, esteve a  Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, que concordou com Gaspar “Hoje, indubitavelmente, a União Europeia é um parceiro de cooperação estratégico, no apoio aos processos de desenvolvimento de Moçambique”. Por isso mesmo, a Ministra Lídia Cardoso agradeceu, no seu discurso de ocasião, à cooperação bilateral evidente nos domínios da infra-estrutura, do desenvolvimento local, da cultura, do meio ambiente, das mudanças climáticas e da consolidação da paz, cujo impacto contribui de forma expressiva nos esforços pelo progresso e bem-estar dos moçambicanos.

O Dia da Europa é celebrado anualmente a 9 de Maio, como forma de honrar a paz e a unidade do continente europeu. Igualmente, a efeméride é uma homenagem a toda uma geração de mulheres e homens europeus que viram na união continental algo possível e necessário.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos