O País – A verdade como notícia

Moçambique beneficia de USD 186 milhões para compra de vacinas

Moçambique já se beneficiou de 186 milhões de dólares americanos financiados pela Gavi, para a compra de vacinas. A informação foi avançada, hoje, em Abu Dhabi, durante a preparação da reunião de avaliação do impacto do programa, um evento que contará com a participação do primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

Pretende-se, no evento, avaliar o impacto do programa Aliança Global de Vacinas da Gavi nos países abrangidos e discutir mecanismos para adquirir mais verba para área de vacinação. No encontro, Moçambique espera mobilizar mais recursos para esta área crucial para o crescimento saudável das crianças.

A parceria entre Moçambique e a Gavi vem desde 2001 ,e de lá para cá, o país já foi financiado em 208 milhões de dólares na área da saúde, dos quais 186 milhões foram destinados a compra de vacinas.

O Ministério da Saúde estima que vacina anualmente um pouco mais de dois milhões de crianças, sendo que o número de vacinas a comprar depende do aumento ou não de nascimentos. Anualmente a Gavi financia o país entre 18 a 20 milhões de dólares. No encontro de dois dias, além de Moçambique farão parte outros países africanos e de outros continentes.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos