O País – A verdade como notícia

Moçambique apoia candidatura de Zimbabwe à presidência do Parlamento Pan-Africano

Foto: O País

A vontade foi expressa, hoje, durante a visita efectuada pelo presidente Emmerson Mnangagwa à Assembleia da República. Na mesma ocasião, aquele país reiterou o seu apoio à candidatura de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

No prosseguimento da sua visita à Moçambique, hoje, o estadista zimbabwiano foi recebido pela presidente da Assembleia da República, Esperança Bias. Depois das honras militares seguiu-se a um encontro à porta-fechada. Coube à Presidente da Comissão das Relações Internacionais, Cooperação e Comunidades representar a presidente do órgão.

“O Zimbabwe está a candidatar-se à presidência do Parlamento Pan-Africano e Moçambique apoia, do mesmo jeito que o Zimbabwe se predispôs a apoiar Moçambique na sua candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A nossa presidente aproveitou a ocasião para agradecer o apoio deste país irmão nesse objectivo de Moçambique. Foi um momento que serviu, igualmente, para estreitar as nossas relações como países e fortificar as relações entre os dois parlamentos”, referiu Catarina Dimande, Presidente da 7ª Comissão da Assembleia da República.

Além de chancelar a vontade de apoiar Moçambique na candidatura ao Conselho de Segurança da ONU, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe agradeceu o apoio da candidatura do seu país à presidência do Parlamento Pan-africano.

“O presidente é grato pelo apoio do Parlamento moçambicano na candidatura do Presidente Charombira para a Presidência do Parlamento Pan-africano. A eleição foi adiada por um tempo devido a processos na União Africana, mas agora a própria UA decidiu que deve ser feita até finais de Abril e cremos que desta vez vai ter lugar. Nós estamos gratos por este apoio que Moçambique está a emprestar ao Zimbabwe”, disse Frederick Musiiwa Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio Externo daquele país.

Além de assinar o livro de honra, o Presidente do Zimbabwe visitou a sala de sessões da Assembleia da República.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos