O País – A verdade como notícia

Moçambique alcança primeira vitória no mundial de futebol de praia

É de resto a primeira vitória de uma selecção de Moçambique em todas categorias de futebol, num campeonato do mundo, alcançada pela equipa de futebol de praia, este sábado, diante dos Emirados Árabes Unidos, por 4-2, em partida da segunda jornada do grupo B da prova que decorre na Rússia, até ao próximo dia 29 de Agosto.

Depois da derrota na estreia, por 8-4, diante da Espanha, em que o combinado nacional deixou muitas esperanças para os jogos seguintes, eis que a esperança chegou mais cedo.

A vítima não podia ser da melhor escolha: os Emirados Árabes Unidos, senão fosse ela uma das melhores selecções da Ásia nesta categoria de futebol.

E mais uma vez o herói de Moçambique foi Figo, que apontou os quatro golos com que a selecção de Moçambique venceu, nomeadamente aos 5, 21, 28 e 33 minutos, para fazer frente aos golos apontados por Al-Hammadi, aos 8 minutos, e Beshr, aos 38 minutos.

Vale dizer que Moçambique abriu o activo aos 5 minutos, tendo os Emirados Árabes Unidos empatado ainda no primeiro período, resultado com que se foi ao intervalo.

No segundo período a selecção de Moçambique ampliou o marcador para 2-1 e mais tarde para 3-1, antes de voltar a marcar, pelo mesmo jogador, Figo, já no terceiro período, a fazer o 4-1. Só quase no final do jogo é que a selecção dos Emirados Árabes Unidos reduziu para 4-2, mas já não havia tempo e nem espaço dado pela selecção nacional para que houvesse mais reacção.

Assim, Moçambique ocupa a segunda posição com três pontos, mais um que os Emirados Árabes Unidos, que na jornada inaugural venceram o Taiti por 4-3, no prolongamento.

Ou seja, uma vitória no tempo regulamentar dá direito a três pontos e em caso de empate e prolongamento, a vitória tem somente dois pontos.

O combinado nacional encerra a primeira fase do Mundial da Rússia diante do Taiti, na próxima segunda-feira, quando forem 14H00, mesmo dia que Espanha mede forças com os Emirados Árabes Unidos.

Moçambique precisa de apenas um empate diante do Taiti e esperar que os Emirados Árabes Unidos não pontuem diante da Espanha, para assegurar a qualificação aos quartos-de-final da competição, onde vai cruzar caminho do vencedor do grupo A, onde estão Rússia, Japão, Paraguai e Estados Unidos da América.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos