O País – A verdade como notícia

Moçambique acolhe CAN de futebol de praia em 2022

O Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol aprovou a candidatura de Moçambique para acolher o Campeonato Africano das Nações (CAN) em 2022.

Esta será a primeira vez em que o país vai acolher uma competição continental de futebol, na categoria de futebol de praia, um ano depois da sua participação inédita na maior prova de selecções do continente.

A decisão veio do Comité Executivo do organismo que gere o futebol africano, reunido esta semana, que acolheu a proposta de Moçambique e avaliou as condições para a realização da prova.

A candidatura de Moçambique teve o suporte do governo moçambicano que garantiu criar todas as condições necessárias para acolher o CAN de Futebol de Praia.

Na sua primeira reacção a esta aprovação, o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, disse que esta será a oportunidade para o país mostrar as suas potencialidades e passar a ser acolhedor.

“Estamos radiantes com esta notícia de que a CAF escolheu Moçambique como país anfitrião para o CAN de Futebol de Praia, em 2022. Foi um trabalho árduo de preparação da candidatura, que, como devem calcular, havia muitas exigências por parte da CAF. Queremos tornar Moçambique num país acolhedor de eventos continentais de futebol, este torneio é só o começo, tal como o Futsal Cosafa ainda este ano”, disse Feizal Sidat que agradeceu o suporte do Governo moçambicano e dos demais agentes, nesta candidatura.

“Vamos trabalhar para que a competição seja um sucesso”, sentenciou o presidente da Casa do Futebol, que viu um dos objectivos traçados pela sua direcção para o mandato 2019/2023 se concretizar.

Para além desta aprovação, o Comité Executivo aprovou, ainda, a realização das finais da Liga dos Campeões, para Marrocos, da Taça da Confederação, para Benin, e os CAN’s de sub 20 e sub 17, para Egipto e Argélia, ambos em 2023.

Recorde-se que Moçambique vai participar pela primeira vez numa fase final do CAN de Futebol de Praia este mês, no Senegal, estando, neste momento, a cumprir um estágio em Portugal.

Selecção defronta Nazarenos esta segunda-feira

Depois de dois empates seguidos pelo mesmo resultado e diante do mesmo adversário, o estágio da selecção nacional de futebol de praia continua em Nazaré, Portugal, com mais um jogo de controlo esta segunda-feira.

Na passada terça-feira e na última quinta-feira, Moçambique empatou a quatro golos com o ACD Sótão de Portugal, uma das equipas históricas do futebol de praia daquele país europeu, o que motivou mais os jogadores, para além de elevar os seus índices competitivos.

Esta segunda-feira, seguem-se os Nazarenos, uma equipa da II Divisão Portuguesa, que cruza o caminho da selecção nacional nesta caminhada rumo ao CAN do Senegal. O jogo terá lugar no Estádio Viveiros, em Portugal.

O adversário desta segunda-feira teria defrontado o combinado nacional, no passado sábado, o que seria o terceiro ensaio, mas, devido a questões organizacionais, o jogo foi cancelado, tendo sido remarcado para esta segunda-feira e ainda será o terceiro jogo de controlo, antes da viagem ao Senegal, na próxima quinta-feira.

Em quase 12 sessões de treinos, incluindo dois jogos de controlo, o seleccionador nacional, Abineiro Ussaca, mostra-se satisfeito com o desempenho da equipa, destacando a entrega e a responsabilidade dos jogadores no dia-a-dia. Ussaca está confiante que os jogadores irão corresponder às expectativas no CAN de Senegal.

“Fisicamente, a equipa está bem e, agora, vamos melhorar alguns aspectos técnicos e táticos”, garantiu o seleccionador nacional.

Os jogadores mostram-se, também, motivados com os resultados e com os trabalhos que vêm alcançando em Portugal.

Para o jogo desta segunda-feira, entre Moçambique e Nazarenos, estão convidadas algumas figuras ligadas ao desporto moçambicano e residentes em Portugal, para prestar o seu apoio à selecção nacional, nomeadamente o Embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Bule e o presidente da Câmara de Nazaré, Walter Manuel Cavalheiro.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos