O País – A verdade como notícia

Moçambicanos seleccionados para formação internacional em artes cénicas

Damião Sarmento, Francisco Baloi e Mateus Nhamuche, estudantes finalistas do curso de Teatro na Universidade Eduardo Mondlane, são os três moçambicanos seleccionados para uma formação técnica de profissionais na área das artes cénicas. Segundo uma nota de imprensa enviada à nossa redacção, com eles participarão quatro burquinenses, durante três semanas, num curso de treinamento em ofícios de iluminação, vídeo e som. O curso será conduzido, em conjunto, pelos formadores Paulin Ouedraogo (Ouagadougou), Quito Tembe (Maputo), Jean -Christophe Guillemet (Nantes), e liderado pela equipe técnica do Grand T.

A iniciativa do KINANI enquadra-se no programa de desenvolvimento e profissionalização do meio artístico. Com o programa, KINANI busca contribuir para a solidificação da indústria cultural e criativa em Moçambique e no continente africano. “Foi neste contexto que o KINANI, em parceria com um prestigiado Teatro na França, Le Grand T, e o maior e emblemático festival de teatro do continente africano, Récréâtrales, de Burkina Faso, desenvolveram uma parceria de três anos para promover a profissionalização de técnicos teatrais de Burkina Faso e Moçambique. Ao mesmo tempo, pretende-se, com a iniciativa, responder o desafio que os dois países enfrentam quanto à insuficiência de directores de Teatros com as competências necessárias nas áreas-chave da produção (iluminação, som e vídeo, etc)”, lê-se na nota de imprensa.

A formação m causa vai ocorrer entre Nantes, Ouagadougou e Maputo. Os gestores do Grand T irão supervisionar a formação, colocando ao serviço do projecto os seus conhecimentos nas profissões técnicas de criação artística e o seu know-how em transmissão. Um projecto de duração de três anos, a decorrer de 2021 a 2023, elaborado para favorecer três sectores: acompanhamento artístico de autores e companhias; formação em áreas técnicas; implantação territorial, mediação e inclusão social.

A formação será dividida em três modelos, sendo que o primeiro será entre os meses de Junho e Julho, em Nantes; o segundo em Outubro, em Ouagadougou; e o último em Maputo, em Novembro, durante o Festival KINANI.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos