O País – A verdade como notícia

Moçambicano participa da maior companhia de circo do mundo

A partir de Março, o acrobático e malabarista Amós será o primeiro moçambicano a fazer parte do maior Circo do Mundo, o Cirque Du Soleil, sediado no Canadá. O jovem artista vai trabalhar somente na parte técnica, onde entre outras actividades, vai montar liras, tecidos acrobáticos e trapézios.

É para este espetáculo acrobático que se formou inicialmente Amós na Escola de Circo de Vertigo, na Itália, como artista especializado em acrobacias e malabarismo.

Mas devido a diversos factores como oportunidade e talento, o jovem, nascido em Ressano Garcia, na província de Maputo, preferiu especializar-se na montagem de liras, trapézios e tecidos acrobáticos, uma actividade denominada tecnicamente por riguer.

A viver na Itália, o desempenho de Amós como riguer levou-o a assinar com a maior companhia de circo do mundo, o Cirque Du Soleil, fundado em 1984 por dois artistas de rua.

O contrato em nada impede de continuar a sonhar em montar, pela primeira vez na história moçambicana, uma escola e um circo.

Amós, de nome oficial Vasco Massinge, tem 32 anos, frequentou escolas da província de Maputo e Beira, antes de rumar para Suíça, e de seguida para Itália. Para além da Itália, trabalhou na Correia, na Colômbia, Tunísia e Alemanha.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos