O País – A verdade como notícia

Moçambicano morre tentando saquear bens durante as manifestações na África do Sul

Um moçambicano morreu durante os episódios de violência e saque de bens na província de Kwazulu-Natal, na vizinha África do Sul. A Federação das Comunidades Moçambicanas naquele país explica que Benezário Vilanculos perdeu a vida enquanto tentava saquear bens num camião.

Um total de 212 pessoas morreram, de acordo com a Presidência da África do Sul, durante os dias de violência e saque nas províncias de Gauteng e Kwazulu-Natal. Com o abrandamento dos actos violentos, foi possível saber que uma das vítimas mortais é um cidadão moçambicano que morreu enquanto tentava roubar bens de um camião. A confirmação foi feita pelo Presidente da Federação das Comunidades Moçambicanas na África do Sul.

“Esse moçambicano chama-se Fernando Benezário Francisco Vilanculos; é natural da província de Inhambane, distrito de Zavala. Perdeu a vida enquanto ele e os outros estavam a assaltar um contentor que trazia produtos. Os outros sul-africanos estavam em cima e ele estava em baixo. Enquanto aqueles que estavam em cima entregavam aos que estavam em baixo, uma das caixas escorregou, batendo-o na cabeça, tendo perdido a vida de imediato”, explica Gabriel Chaúque.

Foram os próprios companheiros de Francisco que informaram a comunidade sobre a sua morte e, segundo a fonte, o corpo já foi reclamado pelos familiares. Entretanto, o representante da comunidade suspeita que mais moçambicanos possam ter estado envolvidos nos saques e podem ter sido detidos. “Ainda não sabemos quantos moçambicanos estão presos, porque ainda não se chegou a fase de julgamento. Quando essa fase chegar é que vamos saber, porque a pessoa deve identificar-se: quem é, onde vive e de onde vem”, acrescenta.

Por outro lado, de acordo com Gabriel Chauque, está em curso um levantamento para apurar se há cidadãos nacionais que tiveram as suas propriedades saqueadas ou destruídas durante os episódios de violência.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos