O País – A verdade como notícia

MISAU lança plano multi-sectorial de resposta a eventual eclosão do COVID-19

Esta noite, na cidade de Maputo, o Ministro da Saúde (MISAU) realizou uma conferência de imprensa para informar aos moçambicanos sobre os passos que estão a ser dados no contexto em que o COVID-19 tem chegado a mais países africanos. De acordo com o Ministro, Armindo Tiago, o MISAU lançou um plano multi-sectorial de resposta a eventual eclosão do COVID-19 no país.

No dia em que se confirmou um caso do COVID-19 na África do Sul, o MISAU anunciou a criação de comité técnico que vai fazer análise de tendências do caso a nível global e actualizar a lista dos países com COVID-19. Além de disso, o Governo vai reforçar a vigilância ao nível dos aeroportos e fronteiras terrestres.

Armindo Tiago assegurou, esta noite, que o país tem uma equipa em prontidão para dar resposta a eventual eclosão do Coronavirus e material de proteccão para atender os primeiros 100 casos. Tal precaução, exigiu que se fizesse um orçamento adicional para aumentar aquisição de produtos de proteccão individual.

Neste momento, o país tem capacidade de isolamento nas unidades províncias, caso surjam pessoas infectadas. Em função do fluxo de cada província, a capacidade pode ser aumentada.

O MISAU apela à população ao reforço das medidas de prevenção, face ao relato confirmado do COVID-19 na África do Sul. De sua parte, garante aumentar esforço de fortalecer medidas de segurança nos serviços de urgência.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos