O País – A verdade como notícia

MISAU diz que 28 pessoas foram afectadas por intoxicação alimentar

Pelo menos 28 pessoas, das quais sete são crianças foram afectadas por uma intoxicação alimentar que suspeita -se que tenha sido causada pelo consumo de couve contaminada. Duas pessoas morreram, uma no hospital e outra em casa e duas continuam internadas. Os primeiros 11 casos deram entrada no hospital provincial da Matola no dia 19 de Julho, tinham em comum o consumo de couve comprada no bairro Patrice Lumumba.

Amostras dessa couve foram recolhidas ao laboratório e as restantes foram destruídas. As autoridades de Saúde dizem que é preciso aguardar resultados laboratoriais para afirmar que o problema está com a couve. Os resultados estarão disponíveis ainda esta semana.

Por sua vez o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) diz que não há restrições no consumo de couve. Mas alertam que é preciso ter cuidado com a higiene e preparo. O MASA afirma que todos os produtores estão cientes das regras no uso  de adubos e pesticidas. Contudo, alguns produtores compram esses produtos no sector informal.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos