O País – A verdade como notícia

MISAU distinguido pelo MISA como instituição mais aberta de 2021

O MISA Moçambique procedeu, esta quinta-feira, em Maputo, à entrega do certificado de mérito, chave de ouro, ao Ministério da Saúde (MISAU), na qualidade de instituição mais aberta de 2021, no contexto da Lei do Direito à Informação.

O reconhecimento, tornado público recentemente, em Xai-Xai, província de Gaza, surge na sequência da avaliação do nível de prontidão das  instituições públicas na provisão da informação, empreendida pelo MISA Moçambique, à luz da Lei n. º 34/2014, de 31 de Dezembro.

Na ocasião, o Presidente do MISA Moçambique, Fernando Gonçalves, contextualizou os critérios e a metodologia do estudo que conduziu a esta distinção, sublinhando a prontidão demonstrada pelo MISAU na provisão da informação, em tempo útil, ou seja, dentro dos 21 dias previstos na lei, e sem quaisquer questionamentos sobre a finalidade da solicitação.

“Gostaríamos, nesta ocasião, de congratular o Ministério da Saúde pelo nível de partilha e disponibilidade da informação ao público, também, através das plataformas digitais, especialmente o website”, afirmou Fernando Gonçalves.

Por seu lado, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, destacou a relevância da distinção como fruto do reconhecimento do trabalho e profissionalismo demonstrado pelos funcionários e colaboradores do ministério do topo à base, num contexto de crescente demanda de informação precisa e de qualidade sobre a gestão e prevenção da pandemia da COVID-19 no país.

“Prometemos, enquanto MISAU, continuar a providenciar mais e melhor informação aos cidadãos, como forma de valorizar o reconhecimento”, sublinhou Armindo Tiago, acrescentando a necessidade de um trabalho coordenado e rigoroso entre os jornalistas e os profissionais da Saúde, no acto de informar, num contexto em que a propagação de falsas informações constitui uma das maiores preocupações do sector da Saúde.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos