O País – A verdade como notícia

Ministro da Saúde defende uso da investigação em prol da sociedade

Foto: O País

O ministro da Saúde espera que as Jornadas Nacionais de Saúde tragam resultados de investigação científica que possam ser colocados ao serviço das autoridades da saúde e da sociedade.

As Jornadas Nacionais de Saúde são uma tradição em Moçambique desde 1976 e, este ano, estão na sua décima sétima edição, sendo a cidade de Maputo a anfitriã do evento.

O ministro da Saúde foi quem proferiu o discurso de abertura e deixou bem claro o que se espera das Jornadas Nacionais de Saúde deste ano que decorrem no contexto da pandemia da COVID-19: “a identificação de resultados de investigação científica que possam ser colocados ao serviço das autoridades de saúde e da sociedade em geral”, mostrou-se expectante Armindo Tiago, o ministro da Saúde.

Mas, não é só isso que se espera da conferência científica. A partilha e a discussão dos resultados de investigação em saúde nos mais diferentes domínios do conhecimento, permitindo, assim, o aprofundamento e a consolidação da evidência científica a partir de uma perspectiva transdisciplinar é outra expectativa do titular da pasta da Saúde.

“A interacção entre investigadores de diferentes domínios de conhecimento e o fortalecimento da colaboração entre os investigadores e instituições de pesquisa de diferentes áreas”, disse Armindo Tiago.

A pandemia do novo Coronavírus mostrou que é preciso uma abordagem global de saúde para um mundo livre das ameaças de saúde, daí que a conferência científica conta, não só com investigadores nacionais, mas também internacionais.

“É, por isso, indispensável que sejam adoptadas abordagens multissectoriais na persecução das metas relacionadas com a Saúde. Assim, o nosso sector tem estado a procurar formas inovadoras para colaborar com todas as esferas da sociedade em programas de promoção da saúde e de prevenção e controlo de doenças”, considerou o ministro da Saúde.

As décimas sétimas Jornadas de Saúde, com duração de dois dias, decorrem sob o lema: Promovendo a segurança sanitária e o desenvolvimento sustentável através da investigação científica transdisciplinar.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos