O País – A verdade como notícia

Ministra da Educação diz não ao retorno às aulas de educação física

Em resposta à solicitação do retorno seguro às aulas de educação física, a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Carmelita Namashulua, diz ainda não ser altura para se falar desta disciplina, pois, igual as outras que obrigam contacto físico, é um autêntico perigo às crianças.

Carmelita Namashulua reagia assim, quando questionada sobre a proposta de retoma da disciplina, submetida a 2 de Junho deste ano, pela Associação do Profissionais de Educação Física e Desportos de Moçambique.

“Este assunto não pode vir a debate. Não vamos falar de um assunto que é um perigo para as nossas crianças”, esclareceu.

Cientes de que pode ser um perigo para as crianças, os profissionais de Educação Física tinham submetido uma proposta de aulas que, segundo afirmam, não colocaria em causa a saúde dos alunos, mas o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano diz que prevalece apenas o protocolo sanitário já anunciado.

“Quando o sector da saúde, que nos orienta sobre os processos, nos disser que a situação está controlada, nós voltaremos com as aulas de educação física. Veja que não é apenas esta, algumas outras disciplinas de contacto tiveram também que ser eliminadas”, concluiu.

Refira-se que o aumento de casos da COVID-19 nas escolas começa a ameaçar o sector da educação, mas as autoridades dizem ter a situação sob controlo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos