O País – A verdade como notícia

Ministério da Agricultura lança programa Sustenta Fruticultura

Foto: O País

Foi lançado ontem, na província de Manica, o Programa Sustenta Fruticultura. A iniciativa visa desenvolver o mercado de fruticultura e dar resposta ao grande desperdício de frutas por falta de mercado.

A ideia é que muitos distritos do país produzem frutas diversas, mas que tem estado a apodrecer nos pomares, em parte devido à falta de mercados. Foi essa a razão que levou o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural a escolher o distrito de Macate, em Manica, um dos maiores produtores de fruta, para lançar o Programa Sustenta Fruticultura.

A ideia é dar aos produtores máquinas de secagem de frutas e vegetais, o que vai permitir a sua conservação por longo período e facilitar o processamento.

Falando no lançamento, o ministro Celso Correia avançou que o Ministério sempre acompanhou momentos em que os produtores do país colhiam a fruta e esta apodrecia por conta de ruptura de ligação aos mercados e por falta de condições de aprovisionamento e de gestão pós-colheita.

“Quando surgiu esta oportunidade junto dos nossos parceiros austríacos de trazer esta tecnologia que permite dentro de uma solução micro, agricultores familiares poderem por si só, secar e preparar a fruta, para depois colocar no mercado”, justificou Celso Correia.

Na ocasião, a representante do governo austríaco, Lisa Leitenbauer, que financia a iniciativa, vincou que a cooperação entre o seu país e Moçambique não só se limita na alocação de máquinas. O país europeu diz ainda que tem vindo a dar apoios em épocas ciclones.

“É nesse sentido que o nosso governo apoiou com 20 milhões de Euros para a emergência, 10 milhões para o sector de saúde e 10 milhões para o sector da agricultura”, sublinhou.

O programa sustenta fruticultura está assente em três pilares, nomeadamente, transferência de tecnologia, através de disseminação de conhecimentos sobre processamento de frutas; ligações de mercado, através do fomento de integração de produtores no mercado de fruticultura; e nutrição, que visa promover o consumo da fruta.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos